As cólicas menstruais são um incomodo para muitas mulheres, sendo que em algumas mulheres ela é mais branda e noutras tão dolorosas que acabam mesmo por interferir no dia-a-dia da mulher.
Mas o que são realmente as cólicas menstruais?

Dor  pélvica, no baixo ventre sentida durante a menstruação, a dor é causada pela produção de prostaglandina, um hormônio responsável pela contração do útero nessa fase.
Claro que se a dor for muito forte ou persistir após o final da menstruação, deve-se procurar um medico ginecologista.

Algumas dicas para aliviar tais dores

1-Evite ainda os embutidos e as bebidas com cafeína (café, chá preto e refrigerantes);
2-Beba chá de canela, pois a canela age como analgésico amenizando a cólica ou chás de hortelã e erva cidreira com propriedades calmantes também contribuem para o bem-estar;
3- Massagear o abdômen, acompanhado de alguns exercícios físicos;
4- Chá de folha de mangueira
Ingredientes:
20 gramas de folhas da mangueira
1 litro de água fervente

Modo de preparo

Coloque os ingredientes numa panela e deixe ferver por 5 minutos. Tape e deixe amornar, a seguir, coe e, para adoçar este chá, adicione 1 colher de chá de mel de abelhas, por xícara. Porém, essa adição deve acontecer apenas no momento de beber, e não no litro todo de chá.
Para que a cólica fique menos intensa, de forma natural, este chá deve ser tomado 4 vezes por dia, nos dois dias que antecedem a descida da menstruação e no primeiro dia da menstruação. A intensidade da cólica deve ser amenizada devido às propriedades anti-espasmódicas das folhas da mangueira.  

5-Colocar compressas de água morna no abdômen, a temperatura da água vai ajudar a aumentar o fluxo de sangue e relaxar os músculos da região pélvica e diminuir as dores.