Todos os anos, no dia 10 de Dezembro, celebra-se o Dia Internacional dos Direitos Humanos, uma data que há mais de sete décadas convida o mundo a reflectir sobre a importância da liberdade, da igualdade e da dignidade para todas as pessoas.

A data foi instituída em 1948, quando a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou a Declaração Universal dos Direitos Humanos. O documento, assinado inicialmente por 58 países, nasceu como resposta às atrocidades da 2ª Guerra Mundial, que ceifaram milhões de vidas, e estabeleceu princípios universais destinados a promover a paz e a preservação da humanidade.


A Declaração Universal dos Direitos Humanos é considerada um marco histórico, pois consagra direitos políticos, sociais, económicos e culturais que devem ser garantidos a todas as pessoas, sem qualquer tipo de discriminação – seja por raça, religião, sexo, idioma ou origem social.

Em todo o mundo, a data é assinalada com palestras, workshops, seminários, marchas, manifestações e campanhas de sensibilização, promovidas por instituições públicas, organizações internacionais, ONG’s, associações e outros agentes que actuam na defesa dos direitos humanos.

Em 2020, por exemplo, a Organização das Nações Unidas destacou o tema “Recover Better – Stand Up for Human Rights” (Recupere Melhor – Defenda os Direitos Humanos), chamando a atenção para a necessidade de reconstruir sociedades mais justas e inclusivas após os impactos da pandemia da COVID-19.

Encontre aqui Declaração Universal dos Direitos Humanos

0 Comentários